A Proposta Pedagógica

Está previsto o atendimento a 100 alunos divididos nos cursos de instrumentos de acordo com a relação a seguir: violino, 30 alunos; viola, 15; violoncelo, 8; contrabaixo, 4; flauta, 10; clarinete, 10; trompete, 10; trombone, 8; e trompa, 5. O curso de teoria e percepção e a prática de orquestra são oferecidos aos alunos de nível médio e avançado e o de prática de conjunto aos de nível iniciante.

Nos cursos de instrumentos as turmas são organizadas por níveis de rendimento na aprendizagem, respeitando o número máximo de alunos por grupo de acordo com cada caso, como descrito a seguir: violino e viola, 10 alunos por grupo; violoncelo, 4; contrabaixo, 3; flauta, 4; clarinete, 4; trompete, 4; trombone, 4; e trompa, 3.

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O curso de teoria e percepção é oferecido para turmas de até 20 alunos, e a prática de conjunto para dois grupos formados por alunos iniciantes, sendo um reunindo os matriculados nos cursos da área de cordas e outro reunindo os da área de sopro. Com relação à carga horária, em todos os casos são previstas duas horas semanais de aula para cada grupo, podendo haver, a critério do professor, a expansão eventual desta carga a partir da junção de grupos para atividades especiais incluídas em seu planejamento.

A prática de orquestra prevê 3 horas semanais de ensaios regulares, podendo haver ensaios extras, inclusive de naipes, de acordo com a orientação do regente, em períodos de preparação de apresentações públicas. Nos cursos de teoria e percepção, prática de conjunto e prática de orquestra o número de vagas varia de acordo com o contingente de alunos posicionados nos diversos níveis de aprendizagem: iniciante, médio e avançado.

Atividades

(cursos)

Número de vagas oferecidas

Carga horária semanal

Número máximo de alunos por turma

Observações

Violino

30

2h/a

10

Viola

15

2h/a

10

Violoncelo

8

2h/a

4

Contrabaixo

4

2h/a

3

Flauta

10

2h/a

4

Clarinete

10

2h/a

4

Trompete

10

2h/a

4

Trombone

8

2h/a

4

Trompa

5

2h/a

3

Teoria e percepção

40

2h/a

20

Número de vagas variável

Prática de conjunto

60

2h/a

30

Número de vagas variável

Prática de orquestra

40

3h/a

40

Número de vagas variável

·  Metodologia e conteúdos programáticos

Os conteúdos programáticos tratam de aspectos técnicos e teóricos relacionados aos instrumentos, aqui apresentados de forma generalizada a partir das classificações sopro e cordas.

Instrumentos de sopro: a história do instrumento, cuidados para sua conservação, digitação, embocadura, posicionamento das mãos, respiração, emissão sonora, fraseado, fisiologia, técnicas específicas, clave e especificidades da escrita.

Instrumentos de cordas: a história do instrumento, cuidados para sua conservação, tipos de arcadas, digitação, pizzicato, fraseado, técnicas específicas, clave e especificidades da escrita.

O uso da escrita musical convencional (partitura) ocorre desde o início do processo de aprendizagem, sendo apresentada de forma gradativa de acordo com o desenvolvimento de cada grupo, e sempre vinculada à prática instrumental. O uso da memória auditiva (o tocar por imitação) também é um recurso utilizado com vistas à formação de repertório e ao desenvolvimento técnico no instrumento, especialmente com os alunos que apresentam dificuldades com a leitura de partitura.

As aulas de teoria e percepção são ministradas aos alunos de nível médio e de nível avançado que integram a orquestra, por estarem estes em condição propícia ao aprofundamento nos estudos teóricos e no treinamento auditivo. A percepção e a alfabetização musical são abordadas a partir: da percepção dos parâmetros sonoros, do desenvolvimento da memória auditiva, do domínio do código para leitura/escrita, das noções de estruturação musical (melódica, rítmica e harmônica), da entonação com controle da afinação e da leitura rítmica.

Com relação ao repertório, são utilizadas nas fases iniciais obras de fácil execução. A partir do desenvolvimento das turmas o grau de dificuldade das peças se eleva, mas sempre considerando a capacidade de realização do grupo para que funcione de forma estimulante e para que promova o seu desenvolvimento técnico. A escolha do repertório é sempre baseada no equilíbrio entre o desafio e a real capacidade de realização.

Nas fases iniciais são utilizados arranjos didáticos compostos especialmente para os alunos. A produção de repertório para apresentações públicas do grupo principal utiliza peças escritas originalmente para orquestra e para formações de câmara, e outras livremente adaptadas, inclusive recolhidas no âmbito da música popular.

· Atividades complementares

Como atividades complementares são organizados eventos que promovem a ampliação da experiência musical dos alunos e familiares, tanto na sede da escola, onde são organizados concertos didáticos realizados por artistas contratados, quanto em espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro, onde o grupo assiste a espetáculos musicais usufruindo de ingressos cedidos por parceiros. Tais eventos ocorrem num contexto didático que inclui orientações prévias abordando o conteúdo artístico e histórico em questão, e que promove desdobramentos a partir da análise comentada do que foi assistido pelo coletivo.

·         Avaliação

O rendimento de aprendizagem é avaliado pelos professores a partir do acompanhamento permanente da produção do aluno, considerando também seu envolvimento com as práticas de conjunto e orquestra, nestes casos conjugando a análise do regente. Não é praticada a aplicação de provas.

Por indicação dos professores será admitida a qualquer momento, podendo até mesmo ser incentivada, a troca de turma visando à mudança de nível para melhor adequação do aluno ao processo, independentemente do fechamento de ciclos semestrais, anuais ou outro. Mesmo em casos de baixo rendimento a permanência do aluno estará sempre assegurada.

·         A equipe

Coordenador Geral                                         Gilberto Figueiredo

Produtor Cultural                                           Alexandre Barreto

Assistente Social                                            Sandra Helena

Assistente de Produção                                   Simone Ferreira

Assistente de Comunicação                              Landa Araújo

Assistente de Secretaria                                 Márcia Machado

Coordenador Pedagógico e Regente                  Rodrigo Belchior

Professor – Violino e Viola                                Vanessa Rodrigues

Professor – Violoncelo                                     Fábio Almeida

Professor – Contrabaixo                                   Arthur Moreno

Professor – Flauta                                           Antônio Jocielton

Professor – Clarinete                                       Luís Henrique

Professor – Trompete                                      Thiago Pires

Professor – Trombone                                      Phelipe Domingues

Professor – Trompa                                         Christine Cardozo

Professor – Prática de Conjunto                        Igor Siqueira

Professor – Teoria e Percepção                         Alexandre Luís

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