Escola de Música da Rocinha recebe o Quarteto a Priori

A terceira edição da série Concertos Didáticos, promovida pela Escola de Música da Rocinha – EMR,  recebeu o Quarteto A Priori, no dia 10 de dezembro, às 19h. A abertura foi com o Quarteto de Cordas da EMR.

De caráter pedagógico e direcionado aos alunos da Orquestra de Câmara da EMR, aos familiares e à comunidade, o evento é um dos pilares do projeto Orquestra de Câmara da Rocinha que conta com o patrocínio da Repsol Sinopec Brasil e do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet.

O Quarteto de Cordas da EMR animou a platéia que logo depois recebeu o Quarteto A Priori. O público pode ouvir e conhecer o histórico das músicas do programa e aprender um pouco mais sobre cada instrumento utilizado no conjunto.
Ao final da apresentação os presentes fizeram perguntas ao A Priori, o que garantiu um papo muito valioso aos futuros músicos.

12313831_1205506316133165_6286356750947277857_n

O Quarteto A Priori

O Quarteto A Priori foi fundado em 2013 e terá a formação de Marco Catto – violino, Felipe Prazeres – violino (substituindo Priscila Plata Rato que não pode estar na apresentação), Karolin Broosch – viola e Pablo de Sá – violoncelo. Os quatro jovens estudaram em escolas e países distintos, mas possuem uma mesma paixão por música de câmara. Partindo das diferenças e conhecimento pessoal, o grupo busca uma sonoridade singular e a habilidade de criarem uma mesma emoção simultaneamente.

O termo A Priori vem do latim e significa “partindo daquilo que vem antes” e se tornou uma expressão filosófica para determinar uma etapa para se chegar ao conhecimento.
A apresentação durou cerca de 50 minutos, com o seguinte repertório: Antonio Vivaldi – Concerto em sol maior – Alla Rústica – Presto, Adagio, Allegro; Johann Sebastian Bach- Brandenburgo Nº 3, Allegro; Joseph Haydn – Quarteto de cordas Op.76 Nº3; Poco Adagio – Cantabile; Wolfgang Amadeus Mozart – Divertimento em Fá maior – Allegro, Andante, Presto; P. Tchaikovsky – Quarteto de cordas Nº 1, Andante Cantabile; D. Shostakovich – Allegro para cordas; Alexandre Levy – Rèverie; Beatles – Eleonor Rigby; Tom Jobim- Desafinado.


capadest2

Sobre a Escola de Música da Rocinha (EMR)

Fundada em 1994, por iniciativa do professor de música alemão Hans Koch, que em período de residência no Brasil decidiu dedicar-se ao trabalho de desenvolvimento social através da música, incomodado com as condições de vida das crianças que viviam nas favelas da cidade. Ao longo desses anos cerca de mil alunos passaram pela Escola, que oferece mais de dez cursos de formação gratuitos.

O Concertos Didáticos ocorrerá no auditório do Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare – Av. Niemeyer, 776, 18⁰ andar, São Conrado. Aberto ao público com entrada franca (sujeito à lotação).

Mais informações: (21) 3322-6358 ou pelo e-mail: emr.rocinha@gmail.com.

 

Leave a comment

  • logo_principal
  • email: em.rocinha@gmail.com
    (21) 3322-6358

    Av. Niemeyer, 776/17º, São Conrado
    Rio de Janeiro,Brasil,CEP 22450-221